O Homem Natural e o Homem Espiritual

18 fevereiro 2014, Comentários 1

por Pra. Carla Pinheiro
Pastora da Igreja Evangélica Kairós, em Maria Paula, Niterói — RJ, e presidente da diretoria do Ministério Exodus Brasil


O homem natural está em busca do prazer, da satisfação terrena e imediata. Está na busca de relacionamentos sem responsabilidade, os quais possuem o mesmo fim: o fracasso existencial. O resultado disso é um homem cansado, frustrado, pessimista, desanimado, inconstante e impotente em relação à vida. O motivo real disso tudo é a falta do Deus trino como absoluto transcendente, aquele cuja sabedoria é mais elevada e cujo conhecimento não se pode medir.

O homem natural está em busca do prazer, da satisfação terrena e imediata. Está na busca de relacionamentos sem responsabilidade, os quais possuem o mesmo fim: o fracasso existencial.

O homem natural troca o lugar de Deus em seu coração, não Lhe permitindo habitar em Seu lugar de direito. Quanto isto ocorre, o homem fica cheio de si, mergulhado em seus desejos, viciado em si mesmo. Acaba por tornar-se um hedonista, onde o prazer está acima de tudo e o importante é ter novas sensações. Seus relacionamentos são sem compromisso algum, sem vínculos, o outro passa a ser objeto de prazer e não alguém que pode trazer edificação e crescimento.

O tempo passa…

O Homem natural continua crescendo cronologicamente, porém imaturo emocionalmente e espiritualmente. Já um ser crescido, avançado em idade, continua a sentir-se insaciado. Os anos passaram, mas sua sede continua.

Esse homem também pode ser chamado de diet, mesma descrição dos produtos vendidos em lojas de produtos naturais, que na verdade assumem contornos aparentemente atrativos, porém completamente sem gosto e sem sabor. Deus não nos fez para sermos sem sabor, sem sal e sem luz, ou mesmo neutros, sem calorias existenciais e emocionais. Em resumo: Deus não nos fez para sermos superficiais.

Deus nos fez para sermos espirituais, pois desde o princípio o projeto de Deus para nós é que andemos com ele, e com Ele tenhamos vida e crescimento em todas as dimensões do nosso ser.

Porém o homem natural não aceita as coisas do Espírito, porque lhe são loucura, porque não pode entendê-las, como está escrito em 1 Coríntios 2:14.

Deus quer fazer do homem natural um homem segundo o Seu coração.

Ah! Mas Deus, incessantemente, tem se revelado ao homem pelo seu Espírito, e nós não temos recebido o espírito desse mundo, mas sim o Espírito que vem de Deus, simplesmente para O conhecermos e vivermos plenamente preenchidos por seu amor.

Deus quer fazer do homem natural um homem segundo o Seu coração. Um homem ensinado por Ele, para poder entender e discernir as coisas do Espírito e da natureza humana.

Deus não só quer nos transformar em pessoas espirituais vivendo na terra a imagem de seu filho Jesus, que é o Espírito vivificante, como também nos levar para o céu, para junto dele no fim da nossa vida terrena.

Como adão foi o primeiro homem a ser formado da terra, o segundo homem é do céu. Nós trazemos em nosso corpo a mortal imagem do que é terreno, mas podemos trazer também a imagem do Celestial.

Como afirma o apóstolo Paulo em 1 coríntios 15:50 aos irmãos “…que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus nem a corrupção herdar a incorrupção.”

Mas graças a Deus por Jesus cristo que nos atrai com cordas de amor e nos transforma de naturais em espirituais e também na morte nos ressuscita desse corpo corruptível a um corpo incorruptível, como está esta escrito no versículo 42 do capítulo 15 de 1 Coríntios : “Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita-se corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. “

Deseje ser espiritual e eterno com Deus !

Deus te abençoe !

One response on “O Homem Natural e o Homem Espiritual

  1. valdineia disse:

    Amem, eu creio que Deus tem nos chamado para ser suas testemunhas e refletir sua Gloria nessa terra, trazer sabor e luz aqueles que desesperadamente tem procurado no mundo por satisfação.

Deixe uma resposta